Os Colóquios CTS são um ciclo de encontros de edição anual e uma plataforma para construção de uma rede CTS, com ênfase (não exclusiva) no espaço iberoamericano.
Contando com o contributo de várias gerações, os Colóquios CTS representam uma oportunidade de aprofundar diálogos em temas de Ciência, Tecnologia e Inovação, revisitando contributos, tradições de pensamento, e atualizando velhas e novas problemáticas.
Os Colóquios CTS constituem-se assim como espaço de reflexão e interação da comunidade CTS, dando voz às perspectivas ibero-americanas e tendo por horizonte congregar diferentes tradições e comunidades académicas, expandindo o diálogo entre o Sul e o Norte global.
Os Colóquios CTS promovem debates empenhando-se na compreensão das complexas relações envolvidas na trÃade Ciência, Tecnologia e Sociedade, abordando-se para isso desde as dimensões filosóficas e epistemológicas até os fatores sócio-históricos e polÃtico-institucionais, incluindo as polÃticas cientÃficas, de educação e de desenvolvimento.
__________________________________________
Formato
Evento virtual (formato webinar) de partilha de resultados e reflexões de investigação, intercâmbio e diálogo interdisciplinar sobre temas aderentes ao campo de estudos CTS — Ciência, Tecnologia e Sociedade. Cada sessão organiza-se em torno de um tema genérico relativo ao devir da CTI — Ciência, Tecnologia e Inovação na contemporaneidade, para o qual são convidados dois oradores que disporão de 20-30 minutos cada, reservando-se 30 minutos para debate entre os intervenientes e com os participantes.
___________________________________________
O campo CTS – Ciência, Tecnologia e Sociedade
A origem do termo CTS remonta aos anos 1960 e 1970 e constitui-se enquanto campo interdisciplinar na interseção entre Sociologia, História, Filosofia, Antropologia, dentre outros ramos. Nos últimos 50 anos o campo vem demonstrando capacidade de congregar um conjunto de acadêmicos, especialistas e estudiosos provenientes de áreas disciplinares distintas, que se unem no esforço de compreender a Ciência como uma instituição social, analisando a Ciência e a Tecnologia enquanto produtos sociais e historicamente situados. Com isso, estes estudos vêm permitindo identificar os fatores econômicos, polÃticos e culturais que têm influência sobre a mudança cientÃfico-tecnológica, ao mesmo tempo contribuindo para promover uma visão crÃtica sobre a gestão do conhecimento e da tecnologia.